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O que empresários de sucesso têm em comum

Eles são confiantes, mas humildes.observam o que está acontecendo fora da empresa, inclusive com negócios menores do que os seus, e estão sempre preparados para mudar

Após mais de 12 anos envolvido com o Programa Empreendedor do Ano da Ernst & Young, constantemente me perguntam: o que os empreendedores de maior sucesso do mundo têm em comum? Cito a seguir as características pessoais, sem considerar fatores externos. Não que sejam garantia de sucesso, porém, todas as vezes em que encontrei mais de cinco delas em uma única pessoa, eram empreendedores de enorme destaque: 

Saber aonde quer chegar. Ter a ideia do tamanho que se quer atingir ou o nicho que se quer explorar — e manter a disciplina necessária para não perder o foco — tem sido uma característica marcante nos empreendedores de sucesso. Eles querem chegar longe. Afinal, o trabalho de pensar grande não é maior do que o de pensar pequeno. 

Estar pronto para reavaliar a estratégia. Estamos em um mercado em que as mudanças são muito rápidas. Estruturar um negócio que permita a adaptação a essas mudanças coloca o empreendedor em vantagem competitiva. 

Inspirar as pessoas (certas). Desde o início deve-se saber identificar as melhores pessoas e dividir os sonhos com elas. O grande desafio aqui é balancear aspectos como: potencial versus experiência, remuneração fixa e variável, além de dimensionamento correto da estrutura. 

Desapegar-se. O empreendedor conta com fiéis companheiros e familiares que ajudam nas etapas iniciais. Mas às vezes essas pessoas não acompanham as mudanças do negócio e devem ser substituídas. Postergar essa decisão é pior para todo mundo. Há várias formas de recompensar as pessoas sem prejudicar o futuro das mesmas. Outra dificuldade é delegar. No início, o empreendedor acostuma-se a fazer um pouco de tudo e domina o que está acontecendo. Mas a constante intervenção do empresário junto às pessoas a quem confiou missões importantes faz com que todos percam foco, energia e principalmente motivação. 

Criar uma rede de relacionamentos. As redes de relacionamento trazem para os empreendedores vantagens como: trocar experiências, identificar novos negócios, dar e receber coaching. 

Expor-se. Exibir o seu negócio desde cedo atrai o interesse dos players, como consultorias, bancos, fundos e investidores. 

Ter olhos e ouvidos grandes. Uma coisa que sempre me chama a atenção é a capacidade que a maioria dos empreendedores de sucesso tem em perguntar, escutar e observar muito. Deve-se saber balancear uma boa dose de confiança com a humildade de admitir que sempre há o que aprender com a concorrência e com os parceiros. 

Renovar e criar. Um fator crítico é sempre se renovar com abertura para associações. Outro aspecto: durante a vida, o empreendedor corre o risco de olhar apenas para o lado ou para cima e se esquece de olhar para outros empreendedores que estão chegando e crescendo a taxas altas. 

Estar preparado para receber sócios. Essa é uma das melhores formas de aprimorar a governança corporativa, verificar o valor do negócio, testar o retorno de cada investimento e estar atento aos controles internos. Pensar desta forma gera resultados diariamente e evita que, em uma futura operação, o valor do negócio seja penalizado. 

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